Páginas

19 de maio de 2010

Alguma coisa acontece no meu coração... E só quando eu cruzo a Ipiranga com a Avenida São João (8)


Apesar de tudo que falam dela, São Paulo ainda é minha cidade preferida. É linda e tão cheia de vida. E eu a amo mais que qualquer outra. Sim, eu gosto daqui de Aracaju, mas ainda assim... Sampa é Sampa.
Eu li um texto nesse blog sobre São Paulo que é simplesmente LINDO! *-* Vale a pena ler todo. Ah, e o texto desse blog? Tirado desse outro aqui. Ha ha. [Globalização]

São Paulo não cabe na palma da mão - pelo chão, pelas pessoas, por uma imensidão que mal sabemos como cabe em uma única cidade. “São Paulo, aquele país mais próximo do Brasil”, dizia meu professor. É mais ou menos por aí.

Dos 455 anos, vivi 21 aqui. Nasci, cresci e ainda não conheço São Paulo o suficiente. Quando se sai nos tempos vagos- esteja sol, chuva; dia de semana ou lá pelo final dela- há sempre um lugar diferente, para humores e gostos diferentes. É isso que forma a nossa cidade: a diferença. Cabelo roxo ou amarelo, piercings ou crucifixos, um livro de filosofia, uma Bíblia ou um simples tabuleiro de xadrez debaixo do braço- você escolhe. Livrarias para ler, ou dormir. Ou encontrar alguém. Bares para beber, para se distrair, ou para abrir um laptop e trabalhar. Um bairro oriental com idosos e adolescentes, orientais ou descendentes... de espanhóis, ingleses, africanos.
Em São Paulo, você vê bicicletas no céu, garrafas gigantes no rio e vacas nas ruas. Vê 2,5 milhões de pessoas se juntarem para ver o ano passar. Do outro lado do caótico e poluído trânsito, vê um parque gigante, verde e puro. Vê a chuva cair com um grande sol no céu- e, de brinde, um grande arco-íris.
Quando você volta para casa, achando que a cidade se cala e dorme, ela está apenas se preparando para mais um dia. E se preparar para mais um dia pode ser de manhã, à tarde ou à noite. Uma feira de madrugada, um cinema às seis da manhã, todos na sua lotação máxima- essa é a rotina paulistana.
São Paulo não cabe no coração- pelo seu significado, pelo que foi e continua sendo. Talvez por ser paulistana isso seja fácil de dizer, mas tenho certeza que falo por muitos que não nasceram e até mesmo nem moram aqui. A cidade que, por tantas qualidades, nos faz deixar de lado qualquer defeito que impeça declarar o nosso amor.



2 comentários:

misuenos disse...

sou mais santos, ai sim eh bom ;)

Ana Lúcia disse...

nem pensar!!! Santos tem praia, mas Sampa tem tudo o que você quiser!!! AMO ESSA CIDADE